sexta-feira, 29 de junho de 2012

O que esperamos para o nosso futuro?

Toda geração parece ter sua marca. A dos jovens dos anos 70 defendia causas grandiosas. A dos anos 80 era mais individualista. E a geração de quem tem hoje entre 18 e 24 anos, o que a define?

Uma pesquisa realizada, em 2011, pela agência de mapeamento de tendências Box1824 tentou responder a essa pergunta. "O sonho brasileiro", como foi chamada, buscou entender o que uma parcela da chamada geração y espera do futuro.

 
As respostas apontaram para um grupo que consegue unir projeto pessoal com interesse pelo coletivo, se conecta com o mundo inteiro, defende múltiplas bandeiras e age para tornar o mundo mais sustentável. A faixa etária de 18 a 24 anos foi escolhida por ser considerada a que simboliza o "espírito de um tempo", definindo comportamentos. Dos 1.784 jovens ouvidos, 76% acreditam que o País está mudando para melhor e 89% têm orgulho de ser brasileiro.


Este grupo também não trabalha só por ganhar dinheiro ou por tradição de família como acontecia com os baby boomers e x, eles trabalham porque gostam e sentem prazer com aquela profissão. Preferem trabalhar em locais onde se sintam valorizados emotivados, do que em locais em que apenas ganhem mais e não tenham nenhum reconhecimento profissional e independência de pensamento.


 O mais legal dessa geração é que eles não se prendem totalmente a empresa onde trabalham, eles são adeptos a mudança e não se acomodam, ou seja, se não se sentirem bem, com certeza já irão procurando logo um outro emprego que os valorizem e cairão fora sem nenhum arrependimento da empresa onde trabalhavam.
A Geração Y não espera permanecer no emprego ou na carreira, por muito tempo, por isso sempre estão a procura de vagas em outras empresas que desejam trabalhar, no mesmo tempo em que procuram preços de viagens de férias.  A geração Y acredita no seu autovalor, e na realização não apenas profissional, mas também a pessoal, diferente dos seus pais da geração Baby Boomers e X que pensam apenas no trabalho e na sua desejada aposentadoria. A Y pra falar bem a verdade, nem pensa na aposentadoria, já que para eles não é uma grande garantia de futuro de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário